Sobre Nós

O que é Extinction Rebellion?

O Extinction Rebellion é um movimento internacional, com o objectivo de lutar contra a crise climática, a perda de biodiversidade e o risco de colapso social e ecológico, usando para isso a desobediência civil e resistência não-violenta. Este foi inicialmente lançado pelo grupo Rising Up (Reino Unido) em Outubro de 2018. Neste momento existem mais de 350 grupos em 320 cidades e 59 países (dados de Junho de 2019). O que une os vários grupos são as três reivindicações e os princípios e valores.

Mais informações em: https://rebellion.earth

O que é Extinction Rebellion Portugal?

Em Portugal, o grupo foi lançado em Dezembro de 2018, e após um período de XR talks e formações organizou a Semana de Rebelião em Abril de 2019 com dez acções nas zonas de Lisboa e do Porto, alinhado com o momento lançado internacionalmente, destacado pelas acções de massa em Londres.

Como posso envolver-me?

Nestas semanas, estamos a organizar sessões públicas (XR-Talks) por todo o país para apresentar os nossos planos e para envolver o máximo número de pessoas no próximo acto de rebelião, que começa em Setembro. Aparece. Divulga. Traz amigos e amigas. Junta-te à rebelião.

Quais são os planos em Portugal?

Temos planos muito interessantes para a primeira onda de mobilizações da plataforma ibérica 2020 Rebelión por el Clima alinhada na plataforma europeia By 2020 We Rise Up; vamos organizar acções similares às da semana de Abril e acções de desobediência civil em massa durante Setembro-Outubro de 2019. Para saberes mais e para te envolveres, aparece numa XR-Talk.

Qual é a ligação entre o Climáximo e a Extinction Rebellion Portugal?

Os processos deliberativos do Climáximo e da Extinction Rebellion Portugal são processos abertos a todas as pessoas interessadas. Os princípios e valores (a nível internacional) da Extinction Rebellion são claros sobre como fazer parte do movimento. O Climáximo explica as formas de envolvimento no site do colectivo. Há muitas pessoas no Climáximo que não estão envolvidas na Extinction Rebellion, e há muitas pessoas na Extinction Rebellion Portugal que não fazem parte do Climáximo.

Desde Agosto de 2018, o Climáximo tem estado em contacto com Rising Up por causa do lançamento da Extinction Rebellion. Em Portugal, o grupo foi lançado em Dezembro de 2018 e, após semanas de recrutamento com as XR-Talks e formações, organizou a Semana de Rebelião em Abril de 2019 com dez acções, com participação de várias organizações como Climáximo, Sambacção Lisboa, e ATERRA.

Neste momento, o Climáximo continua a ter um compromisso colectivo para dinamizar a Extinction Rebellion Portugal. Contudo, em termos organizacionais, todas as decisões da Extinction Rebellion Portugal são tomadas pelas activistas da XR Portugal nos seus espaços de decisão; e todas as decisões do Climáximo são tomadas pelas activistas do Climáximo nas reuniões do colectivo.