ACTO 3: Activistas invadiram a CMTV

ALERTA CLIMA: Extinction Rebellion Portugal invade a CMTV

O Extinction Rebellion Portugal acaba de invadir a emissão em directo da CMTV, para denunciar o silêncio cúmplice e a conivência de grande parte da imprensa em Portugal e no Mundo em relação à emergência climática em que vivemos. Precisamos de uma imprensa activa e clara para ajudar a explicar a toda a população que vivemos num momento histórico em que, se não mudarmos tudo, perderemos a possibilidade de um futuro viável para a civilização humana.

A imprensa sensacionalista, que vive das emoções fortes e que promove permanentemente desespero e ódio, apregoando grandes crimes e injustiças, esconde o maior crime que alguma existiu e a maior injustiça da História, roubando hoje às populações mais pobres do mundo segurança para a própria existência e roubando já a todas as gerações mais pobres um futuro de estabilidade climática, que garantiu desde há 12 mil anos as bases materiais para a existência de civilização.

Sabemos que há vários motivos para o silêncio na imprensa: falta de independência jornalística, grupos económicos que controlam as linhas editoriais, falta de pessoal, falta de tempo, falta de meios, precariedade laboral, mas apelamos a todas as pessoas que trabalham na imprensa que ajudem a divulgar claramente a maior ameaça que alguma vez pairou sobre nós. É esse o vosso trabalho, informar o povo para ajudar a mobilizar-nos a todas para a enorme mudança que temos de conseguir na próxima década, onde temos de conseguir cortar as emissões à escala global em pelo menos 50% para tentar travar a catástrofe. Implica acabar com o negócio das petrolíferas e de alguns dos principais poluidores do mundo. Os combustíveis fósseis, sangue do capitalismo, estão a destruir o presente e o futuro. São inimigos poderosíssimos e aceitamos que é preciso enfrentá-los e hoje estamos por todo o mundo mobilizados para ganhar. Não existe mais business as usual. Nem para eles, nem para nós. Nós somos a rebelião.

A Rebelião de Extinção (Extinction Rebellion) é um movimento social internacional, presente em mais de 300 cidades por todo o mundo, que actua através de acções de desobediência civil não violentas, com o intuito de promover uma mobilização massiva para a reversão da emergência climática e ecológica global. Foi convocada uma semana internacional de rebelião, de 15 a 21 de Abril. As e os activistas reivindicam: que os governos digam a verdade acerca da crise ecológica; a urgente redução drástica das emissões de gases de efeito de estufa através de uma transição justa; uma democracia directa e participativa.

One thought on “ACTO 3: Activistas invadiram a CMTV

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *